Sistema de Alerta Antecipado
para desastres naturais
Sistema de Alerta Antecipado
Em situações de emergência, a transmissão de informações aos residentes de determinada região é de extrema importância para reduzir as fatalidades.
O Sistema de Alerta Antecipado da JRC fornece a população local informações precisas sobre os acontecimentos direto das autoridades, transmitindo a gravidade da situação e garantindo a evacuação do local.
Com o Sistema de Alerta Antecipado, as fatalidades em situações de emergência podem ser muito reduzidas. No caso do terremoto japonês de 2011, por exemplo, temos que 60% da população soube da situação primeiramente através de um Sistema de Alerta Antecipado.
O Sistema de Alerta Antecipado funciona da seguinte maneira: avisos sobre desastres naturais são transmitidos a governos locais via comunicação de satélite, os dados são analisados, e caso uma ameaça seja detectada, ela é transmitida a população local via EWS.
MÉTODOS DE COMUNICAÇÃO
O sistema possui grande flexibilidade nos meios de comunicação com as estações de sines e auto falantes. Dos métodos disponíveis, podemos destacar os seguintes:
Sistema de alerta por Radio Digital
Utiliza-se Rádios Digitais de banda 60 MHz. O governo local faz uso diário (para a comunidade local) e alerta de evacuação. Um momento de destaque deste método foi no tsunami japonês em 2011.
Sistema de Alerta por Broadcast Radio AM/FM
O sistema de aviso faz uso de rádio AM / FM existente. A estação de aviso é equipada com receptores de rádio AM ou FM com a função de ativação automática. Se houver uma estação de rádio AM ou FM na área de destino, o sinal de ativação do aviso pode ser transmitido através da infraestrutura de rádio existente. Também é fácil distribuir o receptor pessoal em cada casa.
Sistema de Alerta por 3G/4G
Sistema utiliza modems 3G/4G, além de rádios digitais. Implementado em Jakarta, Indonésia.
ESTUDOS DE CASO