Deslizamento de terra são causados principalmente por fortes pancadas de chuva, mas também podem ser causados por terremotos e erupção vulcânicas. Os principais fatores naturais que determinam a probabilidade de deslizamento são a declividade do solo, tipo de solo e vegetação. Em regiões metropolitanas o risco torna-se muito maior. Muitas encostas sofrem remoção de vegetação e habitação irregular, contribuindo ainda mais a possibilidade de deslizamento em caso de fortes chuvas.
O JCU-921 da JRC é um sistema para detecção de deslizamento de terra. Cada unidade do JCU-921 monitora o solo ao seu redor, observando padrão de vibrações e emite um alerta caso detecte algo acima do previsto.
A instalação de mais de uma unidade do JCU-921 cria uma rede de sensoriamento do solo que garante ao sistema maior área de cobertura e segurança na transmissão de informações (Multi-hop). Além disso, o sistema outros recursos muito importantes, como: robustez, independência (através de bateria interna), baixo custo, comunicação sem fio, entre outros.
Recursos
- Rede Ad-hoc multi-hop
Os JCU-921 instalados formam uma rede Ad-hoc multi-hop, que permite a observação de detritos geológicos em múltiplos pontos de uma extensa área.
Além disso, no caso um dos equipamentos sofra avarias ou dificuldades em transmitir dados por interferência de um desastre, sua função Ad-hoc irá encontrar outra rota de comunicação com a central através das demais unidades de JCU-921.
- Sistema de baixo custo
As conexões da unidade do JCU-921 são totalmente sem fio, seja com demais unidades ou com a estação de supervisão. Sua alimentação de energia é feita através de bateria interna e a transmissão de dados é sem fio. Com isso, o custo de instalação é reduzido e há maior segurança na operação dos equipamentos em caso de desastres.
- Independência e robustez
O JCU-912 possui bateria interna responsável pela alimentação de seu sistema elétrico e transmissão de dados. Sendo assim, o equipamento opera independentemente da rede de distribuição de energia e continua operando em caso de desastres.
- Baixo consumo de energia
A largura de banda do equipamento é de 920 MHz, que possui baixa interferência em regiões urbanas. Além disso seu sistema de transmissão consome baixa potência nessa faixa de frequência, e portanto, garante operação contínua do equipamento por 5 anos antes que seja necessária troca da bateria.