A comunicação eficiente de voz e dados entre socorristas e vítimas é crucial para o gerenciamento de emergências e desastres naturais. Sistemas de rádio móveis (LMRS) são legado da tecnologia de “Narrowband” utilizada para comunicações de voz com limitada transmissão de dados. A nova tecnologia Long Term Evolution de comunicação via banda larga muda as capacidades da segurança pública promovendo suporte para transmissão de voz e dados em alta velocidade, crucial a missões de resgate e demais aplicações.
Long Term Evolution
Long Term Evolution é o sistema sem fio e móvel mais avançado e implementado de hoje, com área de cobertura 10 vezes maior que o WiFi e 100 vezes mais rápido que 3G, PMR / LMR (Tetra, P25).
A solução LTE desenvolvida pela JRC possui arquitetura Evolved Packet System (EPS). Sua rede é composta por três principais componentes, Evolved Packet Core (EPC), Evolved NodeB (eNodeB) e LTE Network Management System (EMS – Element Management System). Podemos definir suas funções por:
- EMS: Manutenção e gerenciamento remoto
- EPC: Núcleo da rede com múltiplos recursos
- eNodeB: Distribuição do sinal da rede
O esquemático mostra de modo simplificado a arquitetura do sistema da JRC, quando os equipamento dos usuários são conectados ao EPC através da rede E-UTRAN (LTE access network).
Note que um diferencial da solução LTE da JRC é que ela permite que os operadores inicializem com o mínimo de CAPEX, OPEX e que possam incrementar o sistema de acordo com sua demanda.
Além disso, a JRC conta com uma outra solução em seu acervo, o JRC Tactical LTE Box. Uma solução compacta “all in one”, incluindo todos os dispositivos mencionados anteriormente, que permite que a criação de uma rede LTE móvel com diversas aplicações, como na área de segurança.
LTE Público x LTE Privado
A tecnologia LTE, ou 4G, é muito utilizada pelos cidadão em seu cotidiano, no entanto, redes comerciais de comunicação LTE não são recomendadas a aplicações com alto nível de estabilidade e segurança da informação.
Aplicações como essas requerem um grau de segurança maior para garantir a vida da população. Os primeiros minutos de um incêndio ou chamada policial geralmente definem como se passarão as próximas horas do incidente. Durante esses minutos, as unidades de emergência necessitam de um sistema que conecte todos os recursos humanos disponíveis e geralmente, essa conexão é feita através de Smartphones. Esses profissionais necessitam de uma rede sem fio de banda larga que permite transmissão de voz, dados e vídeo sem depender de soluções comerciais comuns. A tabela a seguir apresenta uma comparação entre soluções de LTE públicas e a solução LTE privada da JRC.
LTE Público |
LTE Privado | |
Cobertura |
Em todo país |
Local / Fechado |
Usuários | > 1M |
<10K |
Dimensão / Custo |
Núcleo imenso, Alto custo |
Núcleo pequeno, Baixo custo |
Dispositivos |
Smartphone / Tablet comum |
Smartphone / Tablet profissional Sensor, Câmera de segurança |
Aplicação |
Chamada de voz, Acesso a Internet |
Chamada em grupo, Transmissão Gestão de negócios、IOT |
Soluções para:
Element Management System - EMS
Como determinado pela ITU Telecommunication Standardization Sector (ITU-T), o EMS é responsável por cinco áreas de atuação: falhas, configurações, contabilidade, performance e segurança. Na maior parte dos casos é papel do EMS gerenciar funções e recursos do sistema, mas não necessariamente o tráfego.
JRC EMS (Element Management System) é um sistema de gerenciamento e manutenção remoto direcionado ao eNodeB e EPC, e pode ser operado por servidor em nuvem.
Atuação
- Controle de falhas
- Gerenciamento de configurações
- Display de configurações
- Gerenciamento de performance e segurança
Recursos
- Tecnologia de ultima geração
- Permite que o operador gerencie facilmente os equipamentos e monitore falhas, configurações, performance e segurança.
Evolved Packet Core - EPC
A rede utilizada no LTE é considerada mais simples do que as anteriores, uma vez que os pacotes são processados e gerenciados no núcleo EPC. Esse processo produz respostas mais rápidas, melhorando a taxa de transmissão e o tempo de latência.
Nosso EPC opera de acordo com o padrão 3GPP LTE release 9, pode ser instalado em OS (Sistema Operacional) universal e possui interface gráfica (GUI) de fácil utilização, permitindo rápida configuração e inicio de operação.
Atuação
- Núcleo da rede LTE
- Autenticação de usuários
- Determina acesso ao usuário
- Auxilio de mobilidade
Recursos
- Sistema completo em um equipamento
- Compacto
- Personalização e perfis de usuários
- Escolha de serviços e priorização
- Suporte a alocação avançada de endereço IP (Fixo, Estático, Dinâmico)
- Redundâncias e balanceamento de cargas
O Evolved Packet Core - EPC é equipamento complexo com muitas funcionalidades, cada uma gerida por um sistema específico. Alguns desses sistema que podemos destacar são:
Evolved NodeB - eNodeB
A rede LTE diferencia-se de suas antecessoras por integrar as funcionalidades do RCN ao eNodeB e EPC, simplificando a topologia do sistema. No LTE, a estação rádio base foi especificada pelo 3GPP como Evolved NodeB (eNodeB ou eNB) e, junto com as interfaces associadas, formam o E-UTRAN (Evolved UMTS Terrestrial Radio Access Network).
Atuação
- RRM (Radio Resource Management): atribuição dos recursos físicos no uplink/downlink ao equipamento do usuário, controle de acesso e controle de mobilidade.
- Compressão de dados: maximizar a quantidade de dados que podem ser transferidos no recurso atribuído.
- Proteção de dados: proteger a integridade, criptografar a sinalização RRC e criptografar os dados do usuário na interface aérea.
- Roteamento: encaminhamento do plano de controle, tráfego de sinalização para o MME e do plano de usuário, dados, para o SGW.
- Classificação de pacotes e QoS Policy Enforcement: "marcação" de pacotes de uplink com base em informações de assinatura ou política do prestador de serviços local.
Recursos
- Flexibilidade
The JRC Compact eNodeB is all-in-one eNodeB which integrates both RF unit and baseband unit, suitable for public safety and private network. and capable of serving up to 255 connected users.
- Compacto
The JRC Compact eNodeB is all-in-one eNodeB which integrates both RF unit and baseband unit, suitable for public safety and private network. and capable of serving up to 255 connected users.
- Lucratividade
The JRC Compact eNodeB is a perfect solution for public safety agencies, enterprises and
WISPs. It maximizes profitable advantages by reducing CAPEX and OPEX.
A JRC desenvolveu uma solução "Quick Start-up", "full turn-key" incluindo EPC, eNode e Antena em um só equipamento, o que permite a criação de uma bolha móvel de conexão LTE muito útil a aplicações como segurança pública, privada e equipes de emergência. É chamada de JRC Tactical LTE Box.
JRC Tactical LTE Box
As compactas soluções LTE da JRC foram desenvolvidas para prover suporte adaptado a comunicação de transportadoras, serviços emergenciais e empreendimentos industriais. A JRC fornece moderno sistema, rede 4G de banda larga móvel, de acordo com o padrão 3GPP. Sistema de simples implementação, e com ferramentas avançadas como a "Quick Start-up", "full turn-key solution" e manutenção simplificada. A JRC Tactical LTE é a solução LTE da JRC que permite estabelecer uma rede LTE móvel com todos esses benefícios em um sistema compacto e confiável.
- Sistema leve e robusto
- Operado de forma independente e dentro de uma cobertura celular sem fio
- Suporta várias frequências LTE padrão e várias capacidades de largura de banda
- Adequado para implementações fixas e móveis
- Gateway de voz para permitir recursos de transferência de voz, vídeo, texto e arquivo
- Capacidade de hospedar o aplicativo particular do cliente
- EPC, eNode, Antena e Bateria em um só modulo
Recursos
-
Quick Start-up
Permite que operadores inicializem com o mínimo de CAPEX, OPEX e que possam incrementar o sistema de acordo com a demanda do cliente
- Full Turn-key Solution
Do terminal do usuário ao sistema de pagamento
- Manutenção simplificada
Operação simplificada para WISP, Tier-2/3, pequenas operadores de segurança pública
- Serviço profissional
Sistema permite integração e planejamento de radiofrequência
- Custo - Benefício
Reduzido CAPEX e OPEX, resultando na maximização de ROI
- Suporte para frequências / bandas LTE
Bandas comerciais e não-comerciais, incluindo banda VHF